O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se a 21 de março.
O seu objetivo é mobilizar a sociedade civil e decisores políticos para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da «Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial» (1965).
O tema deste ano é "Youth standing up against racism” e destaca a importância dos movimentos jovens no combate à discriminação racial, nas suas múltiplas vertentes - nas ruas (como o caso do movimento "Black Lives Matter") e nas redes sociais.
Este dia foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude do incidente ocorrido no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid.
A Comissão Europeia organizou a Cimeira Europeia contra o Racismo, em conjunto com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e com o Intergrupo ARDI do Parlamento Europeu, no passado dia 19 de março.
Sem comentários:
Enviar um comentário