segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Ciclo da Água






A menina gotinha de água, de Papiniano Carlos,  é a história de uma gotinha de água e do percurso que realiza ao longo da sua vida. A gotinha vive no mar juntamente com as suas irmãs gotinhas e com elas faz grandes viagens, sofrendo sempre várias transformações. A gotinha transforma-se em chuva, em fonte, em ribeiro, em rio, regressando depois a casa. É o ciclo da água relatado de uma forma poética e didática.



CICLO DA ÁGUA

O QUE É


O ciclo da água é o movimento que a água faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ocorre através dos processos de evaporação das águas de superfície (rios, lagos e oceanos) e de transpiração dos seres vivos.











PROCESSO


O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorre a precipitação que pode ser neve, granizo ou chuva. A este processo dá-se o nome de condensação.

São os três grandes reservatórios naturais – oceanos, continentes e atmosfera – que ao manterem entre si a circulação permanente da água permitem que esta mude de lugar e de estado físico vezes sem conta. A este fenómeno dá-se o nome de Ciclo da Água.


IMPORTÂNCIA

O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra.

É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, a criação de condições para a vida do homem, das plantas e animais, a purificação e a circulação de água nos rios, oceanos e lagos.


In EPAL













Sem comentários:

Enviar um comentário