No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, deixamos-vos o convite para assistirem a um pequeno vídeo sobre a aventura musical Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofieff, narrado pela atriz Eunice Muñoz.
Pedro e o Lobo nasceram pela mão de Sergei Prokofieff. O próprio compositor escreveu o conto e a música. A ideia é muito simples e insere‑se na tradição de Prokofieff participar em projetos educativos. Para que as crianças conhecessem melhor os instrumentos da orquestra, Prokofieff atribuiu‑lhes personagens de uma estória: a flauta, com os seus floreados agudos, é o pássaro; o oboé e o seu som nasalado é o pato; o clarinete, com a sua melodia astuta, é o gato; o fagote, com a sua voz grave, é o avô; as ferozes trompas representam o lobo; os caçadores são apresentados pelas madeiras e os sons das suas espingardas soam nos tímpanos e no bombo; o naipe das cordas tem a honra de representar o herói, Pedro.
Na versão original da obra, um narrador apresenta os instrumentos/personagens e conta todas as aventuras fazendo uma pequena introdução numa espécie de aguçar da imaginação do ouvinte.
Numa quinta na Rússia, o pequeno Pedro vive com o seu avô. Um dia, Pedro deixa o portão aberto e o seu amigo pato foge para o lago. Aí começa uma discussão com o pássaro: “Que raio de pássaro és tu que não sabes voar?” “Que raio de pássaro és tu que não sabes nadar?” Tudo isto decorre com o gato à espreita que espera fazer uma boa refeição. Mas o verdadeiro perigo é o lobo que se esconde na floresta …
Sem comentários:
Enviar um comentário