Póvoa de Varzim, 27.07.2011
- É já sexta-feira, 29 de Julho, que a Feira do Livro da Póvoa de Varzim ganha vida no Passeio Alegre, mesmo em frente à praia a convidar a leituras.
Como vem sendo habitual, para além dos milhares de livros distribuídos por 40 stands, a Feira oferece também vários momentos de animação que incluem não só eventos literários como musicais, teatrais, cinema e até dança.
Conheça, agora, as propostas para os dias 30 e 31 de Julho, sendo que a literatura infantil marca as sessões de apresentação de livros deste primeiro fim-de-semana.
No sábado, às 17h30, João Manuel Ribeiro (biobibliografia) irá apresentar dois livros: Meu Avô Rei de Coisa Pouca, da editora Trinta por uma Linha, e Senhor Ato, o Camaleão, da 7 dias 6 Noites.
A sessão contará ainda com a apresentação d’ O Livro que não Queria Dormir de Pedro Teixeira Neves (biobibliografia), também publicado pela 7 dias 6 Noites.
No dia 31, domingo, Ivo Machado (biobibliografia) estará na Feira para o lançamento do livro A menina que queria ser bailarina (7 dias 6 Noites).
À noite, pelas 21h30, haverá dança no Palco do Passeio Alegre, sendo que sábado irá actuar a Academia Artedança e, no domingo, a Academia do Leões da Lapa.
Para lhe abrir o apetite para as obras que poderá saborear na abertura desta edição da Feira do Livro, deixamos as sinopses:
Meu Avô Rei de Coisa Pouca, João Manuel Ribeiro
“A obra Meu Avô, Rei de Coisa Pouca, como o título faz prever, centra-se numa figura cujo retrato começa a desenhar-se, directa e indirectamente, logo na abertura da narrativa (...). A metáfora anunciada pelo título prolonga-se ao longo de todo o relato e inúmeras associações transfiguradoras do protagonista a um rei acompanham também identificações como, por exemplo, casa da eira-palácio ou bicicleta-cavalo alado. Estas associações estendem-se ao discurso visual da publicação, da autoria de Catarina Pinto, e este, composto a partir de uma técnica mista (recorte, colagem, fotografia, etc.), cria a ilusão de diferentes texturas e perspectivas. (...)”(Texto de Sara Reis da Silva)
Senhor Ato, o camaleão, João Manuel Ribeiro
O Senhor Ato tem bichos-carpinteiros. Irrequieto, ata-se a esta, àquela e a outra consoante e assim, a cada uma, muda o seu fazer e ser.
O Senhor Ato é um camaleão.
Eis uma deliciosa brincadeira com algumas letras.
O Livro que não queria Dormir, Pedro Teixeira Neves
Numa casa, numa prateleira, um livro muito triste porque há muito tempo que ninguém o escolhe para ler. E por isso não quer acordar. Até que um dia… um menino o escolhe para ler antes de ir para a cama. Dentro dele, uma outra história, a de um livro que não quer dormir porque aquilo de que mais gosta é passar os dias a brincar com as crianças e a partilhar a sua história.
Que história?...
A menina que queria ser bailarina, Ivo Machado
Numa ilha muito distante e pequena onde não existia uma escola porque nela só o farol quase cabia, uma menina alimentava o sonho de ser bailarina.
Porém, nunca dele falou até ao dia em que conheceu um peixe doirado como o sol, uma gaivota branca como o sal e um caranguejo azulado, que em certos dias, parecia esverdeado, e a quem decidiu revelar o que vivia no seu coração. O peixe disse-lhe que os seus olhos poderiam ver o que quisessem ver. Os novos amigos falaram-lhe do vento. Da sua voz. Da sua magia. Uma madrugada chegou à ilha um veleiro trazendo uma bailarina a sério.
O programa pode ser consultado na íntegra no portal municipal, local onde também poderá seguir, através de notícias e imagens, o dia-a-dia da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.
Organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a Feira do Livro é uma das actividades mais concorridas no Verão poveiro, fruto dos milhares de veraneantes que por esta altura visitam o município.
A Feira do Livro funciona de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 15h00 às 24h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário