segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Maratona da Poesia- 14 de Fevereiro

 AMIZADE


Se tens um poema feito por ti  ou se  tens algum poema preferido que queiras partilhar com os  meninos da Escola de Caxinas, vem à Biblioteca Escolar.
 Desde as 9h da manhã até às 17:30h haverá sempre alguém a recitar  e a ouvir poemas.




AMIGO

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!
"Amigo" é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!



"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!
"Amigo" é o erro corrigido
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada!



"Amigo" é a solidão derrotada!
"Amigo" é uma grande tarefa,
É um trabalho sem fim,
Um espaço sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,

"Amigo" vai ser, é já uma grande festa!



Alexandre O'Neill, No Reino da Dinamarca

3 comentários:

  1. Hoje de manhã estive na Biblioteca. Ouvi muitos poemas e o que eu mais gostei foi o poema que a minha colega da turma escreveu.
    Vou pedir que ela o passe para o Magalhães para depois pôr aqui para todos o poderem ler.

    Sou o Marco da professora Sílvia

    ResponderEliminar
  2. SOU A JOANA DUQUE. EU ESTIVE NA BIBLIOTECA. a MINHA TURMA FEZ UMA PESQUISA SOBRE ESTE TEMA E EU LI:

    Com o meu Amigo posso partilhar dias de chuva,
    arco-íris, horizontes sem fim, longas conversas,
    guloseimas
    fantasias que fazem rir
    Segredinhos de lágrimas,
    uma carta de amor, sentimentos profundos que guardo no coração.
    Com o meu Amigo posso partilhar o mais belo sonho que me faz viver.

    Adorei esta atividade

    ResponderEliminar
  3. A Amizade é uma oportunidade, aproveita-a
    A Amizade é beleza, admira-a
    A Amizade é um sonho, torna-o realidade
    A Amizade é um desafio, enfrenta-o
    A amizade é um dever, cumpre-o
    A Amizade é um jogo, joga-o
    A Amizade é preciosa, cuida-a
    A Amizade é uma riqueza, conserva-a
    A Amizade é um mistério, descobre-o
    A Amizade é uma promessa, cumpre-a
    A Amizade às vezes é tristeza, supera-a
    A Amizade é um hino, canta-o
    A Amizade é felicidade, merece-a
    A Amizade é o sal da Vida, defende-a sempre...

    Este foi o poema que um menino da turma da professora Assunção partilhou com todos nós.


    Eu gostei muito desta atividade

    ResponderEliminar